quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Abstenção 2008

O índice de abstenção nas urnas em 2008 é um dos assunto mais comentados. O número é o maior desde 2000, 18,8%.
Para o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Carlos Ayres Britto, esse número é considerado "alto" e esta acima da média.
Os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro foram aqueles onde o índice bateu maior recorde. Em SP, em 12 anos não era visto um número de eleitores faltosos tão grande desde 1996. Dos 8,1 milhões de eleitores, não compareceram mais de 1,2 milhão. Já nas urnas Rio de Janeiro, dados do Tribunal Regional Eleitoral Estadual (TRE-RJ) revelam que dos 4.579.365 eleitores esperados, apenas 3.652.115 compareceram às urnas. Isso equivale há um número de 927.250 eleitores que não votaram, o que represeta 20.25%.
Em específico no Rio de Janeiro, a abstenção poderia ter mudado o resultado da eleição, já que a diferença entre os candidatos Eduardo Paes(PMDB), eleito, e Fernando Gabeira(PV), foi de 55.225 votos, menos de 2% do total de eleitores.
Ao observarmos esses dados, cabe a nós eleitores pensarmos se realmente vale a pena "dar costas" para política do nosso país, ao passo que o que mais vemos são pessoas, não interessa de qual classe social, sempre reclamando de alguma coisa em relação à política. Como podemos reclamar direitos se quando podemos expressar nossa vontade nos escondemos e fazemos pouco do nosso próprio voto? Será que não está na hora do brasileiro criar consciência política e fazer valer a sua opinião?

Nenhum comentário: