terça-feira, 4 de novembro de 2008

Serra x Aécio x Dilma- Quem vencerá?

As eleições municipais já passaram, mas o novo mapa politico do Brasil começa a se definir para as eleições de 2010, em que será eleito o governador e o presidente da república. A briga pelo maior cargo politico do país está encaminhado entre três candidatos: o governador de São Paulo José Serra (PSDB), o governador de Minas Gerais Aécio Neves também do PSDB e Dilma Roussef, ministra chefe da casa civil (PT).

Serra que no começo da campanha apoiou Geraldo Alckmin do seu partido, nunca escondeu que preferia Kassab do Democratas, que era seu vice quando ele deixou a prefeitura de SP e assumiu o governo do estado. Como no começo, Kassab figurava em terceiro e aparentemente sem chance de ir para o segundo turno, Serra se manteve neutro. Após a disparada nas pesquisas e a presença no segundo turno, Serra arregaçou as mangas e decidiu apoiar Kassab enquanto Lula apoiava Marta. Vitória de Kassab, mas principalmente de Serra que vai ganhando força para 2010, em ser o candidato do PSBD a presidência.

Em Minas Gerais, tudo indicava que o candidato apoiado pelo governador Aécio Neves, neto do ex-presidente Tancredo Neves, venceria sem menores problemas na capital mineira. O candidato era Márcio Lacerda do PSB que nas intenções de voto chegou a estar com 41% contra 17% do rival, Leonardo Quintão do PMDB. Após uma disparada de Quintão, as eleições foram para o segundo turno. Venceu o candidato de Aécio, mas não com a mesma força de Serra e, pode complicar a nomeação do mineiro para candidato do partido.

Dilma Roussef, assumiu o cargo de ministra-chefe da casa civil quando o braço-direito de Lula, José Dirceu, esteve ligado a escândalos de corrupção e decidiu se demitir. Após ser contestada, Dilma ganhou a confiança do partido e dos críticos, com sua ousadia e seu jeito, que alguns comparam com Margaret Thatcher, que foi primeira ministra da Grã Bretanha nos anos 80 e era conhecida como a "Dama de Ferro". Dilma é sim, a candidata forte do PT para 2010 e, uma das esperanças de Lula para a esquerda continuar no poder.

O jeito é esperar a decisão do PSDB entre Serra e Aécio e a confirmação de Dilma pelo PT. Ou quem sabe venha um candidato de outro partido e mude tudo? Saberemos só em 2010.

Um comentário:

Renan Crema disse...

Parabéns povo! =D
Matéria muito boa.
E realmente parece que a "Era Neves" terminou antes de começar mesmo...