quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Enquanto isso, nos Estados Unidos...

Créditos Foto: Agência Reuters

Chegou o dia 04 de novembro de 2008. Aparentemente um dia normal, certo? Errado! No tal dia 04 de novembro, ontem, ocorreram as eleições para a presidência dos Estados Unidos, um dos maiores países do mundo e que certamente possui muita influência sobre nós, brasileiros. O escolhido para comandar os norte-americanos nos próximos 4 anos foi o democrata Barack Obama, primeiro presidente negro na história do país. Para nós brasileiros, a curto prazo, talvez a melhor opção fosse a eleição de John McCain, candidato republicano que disputou com Obama o voto dos cidadãos americanos, por fazer maior defesa do comércio livre, enquanto Obama e seu partido são contra a redução de tarifas agrícolas que beneficiariam o etanol brasileiro. Porém, o novo presidente tem o status de negociador e de maior diplomacia, o que indiretamente é bom para a economia brasileira, já que deve aumentar o fluxo de capital e evitar um grande aumento no preço do petróleo.
Outro fator que pode ser favorável ao mundo, principalmente, é que Barack Obama se diz contra guerras, ataques terroristas, etc.
Só quem vai poder nos dizer se a escolha foi certa ou não, é o próprio presidente durante o seu governo, que se inicia em 20 de janeiro de 2009. Agora, resta-nos esperar e ver se as conseqüências serão positivas ou negativas...

Nenhum comentário: